TERMO DE GARANTIA

Conforme o artigo 26, II do Código de Defesa do Consumidor, A Marelli assegura 90 (noventa) dias de garantia em seus produtos, a partir da data de entrega e recebimento do produto.

Entretanto a Marelli oferece por um período de até 5 (cinco) anos (observando a tabela abaixo de Linhas de produtos), incluso os 90 (noventa) dias de garantia legal, uma garantia contratual em seus produtos contra defeitos de fabricação na estrutura metálica e peças plásticas com função estrutural, e 2 (dois) anos para os demais componentes listados a partir da data de entrega e recebimento do produto, desde que constatadas as condições normais de uso, observando, as recomendações de Uso e Conservação do produto, contidas neste Manual. A Marelli se vê no direito de ofertar extensão de garantia à clientes com a intenção de padronizar a garantia atendendo requisitos de projetos quando houver sinergia de segmentos e linhas.

A garantia compreende a substituição gratuita de peças e mão de obra para defeitos constatados como sendo de fabricação. Apenas a Rede de Lojistas da Marelli e Fábrica Marelli (ou quem está indicar), são responsáveis pelo diagnóstico de falhas e execução de reparos durante a vigência da garantia. Durante o período de vigência da garantia, se os defeitos constatados forem de fabricação, o fabricante se obriga a trocar as peças e/ou assistir gratuitamente o seu produto.

A tabela abaixo detalha os prazos de garantia específicos para os segmentos e componentes que estão sujeitos a desgaste natural devido a esforços, pressões e atritos:

Segmentos Período de garantia estrutural
60 meses
Período de garantia por componentes
24 meses
Estofados Estrutura metálica ou madeira e peças plásticas com função estrutural Revestimentos, espumas, componentes cromados e componentes elétricos
Mobiliários Estrutura metálica e peças plásticas com função estrutural Rodízios, puxadores, dobradiças, fechaduras, componentes cromados, componentes elétricos, suporte articulado e perfis para tampos.
Divisória Piso Teto Estrutura metálica Dobradiças, puxadores, acionadores, mecanismos para portas de correr, película adesiva, interruptores e veda porta automático
Assentos* (Linhas) Condições Descrição
You; Energy, Active; Set; Pro fit; Eco; Art; Período de garantia estrutural e componentes:
12 meses
Estrutura metálica e peças plásticas com função estrutural
Período de garantia por componentes:
12 meses
Pistões pneumáticos, rodízios, mecanismos, acionadores, alavancas, botões, braços, revestimentos, espumas, componentes cromados e componentes elétricos
Wilkhahn; Vegas; Boss; Período de garantia estrutural:
60 meses
Estrutura metálica e peças plásticas com função estrutural
Período de garantia por componentes:
24 meses
Pistões pneumáticos, rodízios, mecanismos, acionadores, alavancas, botões, braços, revestimentos, espumas, componentes cromados e componentes elétricos

*Para Assentos, a garantia adicional considera um turno de trabalho de 8 (oito) horas diárias, por pessoas com peso de até 110 kg. Para turnos de trabalho superiores a 8 (oito) horas diárias, o tempo de garantia decresce proporcionalmente. Exemplo: para turnos de 12 (doze) horas diárias a garantia é de 40 (quarenta) meses e para turnos de 24 (vinte e quatro) horas diárias a garantia é de 20 (vinte) meses.

Características da matéria-prima e processos de fabricação:

  • Madeira: variações de tonalidade entre lotes de matérias primas adquiridos em datas diferentes, ocorrência de micro trincas, variações de bordas e espessura da madeira de até 5% são considerados normais e podem aparecer com o uso;
  • Alumínio: a pintura poderá apresentar pequenas imperfeições superficiais, micro poros e micro riscos perceptíveis sob forte iluminação ou luz solar, que não serão considerados como falha do produto;
  • Vidros: poderão apresentar microbolhas na parte interna dos cristais, sendo característico do processo de laminação. Podem também ocorrer variações no polimento da borda por parte do processo de fabricação;
  • Perfis anodizados: podem apresentar micro poros e marcas oriundas do processo de extrusão do alumínio.
  • Espumas: Deformações de até 10% do tamanho original em espumas usadas nos assentos são consideradas normais e aparecem com o uso, portanto essa variação não acarreta garantia;

A garantia compreende a substituição gratuita de peças e mão de obra para defeitos constatados como sendo de fabricação. Apenas a Rede de Lojistas da Marelli e Fábrica Marelli (ou quem está indicar), são responsáveis pelo diagnóstico de falhas e execução de reparos durante a vigência da garantia. Durante o período de vigência da garantia, se os defeitos constatados forem de fabricação, o fabricante se obriga a trocar as peças e/ou assistir gratuitamente o seu produto.

As garantias legal e/ou contratual ficam automaticamente invalidadas se:

  • Na instalação do produto, não forem observadas as especificações e recomendações do Manual do Produto quanto às condições para instalação do produto, tais como, nivelamento do produto, adequação do local para instalação, tensão elétrica compatível com o produto, etc;
  • Na utilização do produto não forem observadas as instruções de uso e recomendações do Manual do Produto;
  • Ocorrerem mau uso, má conservação, descuido, modificações estéticas e/ou funcionais, ou ainda, falhas decorrentes do conserto por pessoas ou entidades não credenciadas pela Rede Marelli;
  • Houver sinais de violação do produto, remoção e/ou adulteração do número de série ou da etiqueta de identificação do produto.

As garantias legal e/ou contratual não cobrem:

  • Despesas com mão-de-obra, materiais, peças e adaptações necessárias à preparação do local para instalação do produto, ou seja: rede elétrica, alvenaria, aterramento, carpetes, etc;
  • Serviços e/ou despesas de manutenção, tais como limpeza ou atendimentos preventivos solicitados;
  • Danos provocados pela utilização inadequada ou qualquer ocorrência imprevisível decorrente de má utilização por parte do usuário;
  • Se houver alterações nos produtos não autorizados pela Marelli;
  • Variações de tonalidade entre revestimentos de produtos adquiridos em diferentes datas;
  • Materiais fornecidos ou especificados pelo cliente, tais como tecidos, cores especiais ou outros materiais não disponíveis no catálogo da linha de produtos Marelli;
  • Danos causados por acidentes naturais, tais como: inundações e incêndios. Falhas no funcionamento normal do produto e/ou variações estéticas decorrentes da falta de limpeza e excesso de resíduos, bem como decorrentes da ação de animais (insetos, roedores ou outros animais);
  • Danos causados pela exposição à intempérie, uso do produto em áreas externas ou com umidade/temperatura excessivas, bem como uso sobre pisos irregulares;
  • Problemas de oxidação/ferrugem com causa comprovada nos seguintes fatores: - Instalação em ambiente de alta salinidade; - Instalação em sol e chuva (ações de agentes da natureza); - Exposição e/ou contato do produto a substancias ácidas ou alcalinas; - Utilização de produtos químicos inadequados para limpeza, incluindo uso de materiais ou ferramentas sujas/ásperas;
  • Defeitos ocorridos durante o transporte realizado pelo cliente ou transportadora sob responsabilidade do cliente;
  • Características da matéria-prima ou processo de produto listados neste termo;

MANUAL DE CONSERVAÇÃO

Veja como conservar seu produto Marelli

Os produtos desenvolvidos pela Marelli são concebidos a partir de modernas tecnologias e conceitos de design e passam por rigoroso controle de qualidade executado pelo Sistema de Gestão Integrada, testes de durabilidade e resistência e processo de melhoria contínua com a finalidade de proporcionar soluções com conforto, ergonomia, versatilidade e produtividade aos ambientes de trabalho. Tanto as linhas de mobiliário e painéis como de cadeiras oferecem cinco anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Ao seguir as recomendações abaixo você manterá a funcionalidade e o padrão estético do seu produto Marelli por muito mais tempo.

Estofados em tecido

Utilizar escova com cerdas macias para remoção de poeira e/ou resíduos. Para remoção de manchas (café, marcas de suor, tinta de caneta) utilizar escova com cerdas macias umedecida em água com sabão neutro. Não utilizar pano para limpeza de tecido, evitando assim a transferência de fibras e formação de pilling (bolinhas).

Estofados em couro, vinílico couro ou curvim

Utilizar pano limpo e macio levemente umedecido em água e sabão neutro.

Partes plásticas (acabamentos e braços)

Utilizar pano limpo e macio levemente umedecido em água e sabão neutro, secando logo em seguida. Também pode ser utilizado, em pequena quantidade, o silicone líquido (automotivo) para realçar as características originais das peças.

Não utilizar produtos químicos e abrasivos (saponáceos, esponjas de aço, ácidos, solventes, entre outros).

Eventuais consertos realizados nos produtos durante o período de garantia não implicam na dilatação do seu prazo. Em caso de defeito, para usufruir desta garantia, o consumidor deverá contatar a loja exclusiva Marelli acompanhado da nota fiscal do produto.

Tampos em melamínicos

Utilizar pano limpo (algodão) umedecido e torcido com detergente neutro no caso de gordura de mão, pó, produtos gordurosos (margarina, manteiga, óleos etc.)

Utilizar um pano limpo (algodão) umedecido com álcool 92,8º INPM para remoção da tinta (Tinta de caneta esferográfica, pincel atômico e pincel mágico). Logo após, passar pano umedecido em água.

ERGONOMIA

Posto de trabalho

Móvel no contexto ergonômico

O assento é provavelmente uma das invenções que mais contribuiu para a modificação do comportamento humano. A cadeira é o elemento de maior contato com o corpo no trabalho; ela suporta o peso corpóreo e a coluna vertebral, durante praticamente todo o dia de trabalho.

Uma boa cadeira deve ter:

  • espuma com boa maciez e espessura;
  • desenho anatômico, com borda frontal do assento curvada;
  • regulagens que permitam adequá-la ao indivíduo;
  • alavancas e manípulos acessíveis de fácil manuseio;
  • apoio de braços reguláveis;
  • adequação à atividade desenvolvida.

Segundo a NR-17, a cadeira é considerada ergonômica quando atende aos seguintes requisitos mínimos:

  • encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar;
  • altura do assento regulável para ajustar-se à atura do usuário;
  • assento plano com pouca ou sem deformação com a borda frontal arredondada.

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