TERMO DE GARANTIA

Conforme o artigo 26, II do Código de Defesa do Consumidor, A Marelli assegura 90 (noventa) dias de garantia em seus produtos, a partir da data de entrega e recebimento do produto.

Entretanto a Marelli oferece por um período de 5 (cinco) anos, incluso os 90 (noventa) dias de garantia legal, uma garantia contratual em seus produtos contra defeitos de fabricação na estrutura metálica e peças plásticas com função estrutural, e 2 (dois) anos para os demais componentes listados a partir da data de entrega e recebimento do produto, desde que constatadas as condições normais de uso, observando, as recomendações de Uso e Conservação do produto, contidas neste Manual.

A garantia compreende a substituição gratuita de peças e mão de obra para defeitos constatados como sendo de fabricação. Apenas a Rede de Lojistas da Marelli e Fábrica Marelli (ou quem está indicar), são responsáveis pelo diagnóstico de falhas e execução de reparos durante a vigência da garantia. Durante o período de vigência da garantia, se os defeitos constatados forem de fabricação, o fabricante se obriga a trocar as peças e/ou assistir gratuitamente o seu produto.

A tabela abaixo detalha os prazos de garantia específicos para os segmentos e componentes que estão sujeitos a desgaste natural devido a esforços, pressões e atritos:

Segmentos Período de garantia estrutural
60 meses
Período de garantia por componentes
24 meses
Assentos* Estrutura metálica e peças plásticas com função estrutura Pistões pneumáticos, rodízios, mecanismos, acionadores, alavancas, botões, braços, revestimentos, espumas, componentes cromados e componentes elétricos
Estofados Estrutura metálica ou madeira e peças plásticas com função estrutural Revestimentos, espumas, componentes cromados e componentes elétricos
Mobiliários Estrutura metálica e peças plásticas com função estrutural Rodízios, puxadores, dobradiças, fechaduras, componentes cromados, componentes elétricos, suporte articulado e perfis para tampos.
Divisória Piso Teto Estrutura metálica Dobradiças, puxadores, acionadores, mecanismos para portas de correr, película adesiva, interruptores e veda porta automático

*Para Assentos, a garantia adicional considera um turno de trabalho de 8 (oito) horas diárias, por pessoas com peso de até 110 kg. Para turnos de trabalho superiores a 8 (oito) horas diárias, o tempo de garantia decresce proporcionalmente. Exemplo: para turnos de 12 (doze) horas diárias a garantia é de 40 (quarenta) meses e para turnos de 24 (vinte e quatro) horas diárias a garantia é de 20 (vinte) meses.

Características da matéria-prima e processos de fabricação:

  • Madeira: variações de tonalidade entre lotes de matérias primas adquiridos em datas diferentes, ocorrência de micro trincas, variações de bordas e espessura da madeira de até 5% são considerados normais e podem aparecer com o uso;
  • Alumínio: a pintura poderá apresentar pequenas imperfeições superficiais, micro poros e micro riscos perceptíveis sob forte iluminação ou luz solar, que não serão considerados como falha do produto;
  • Vidros: poderão apresentar microbolhas na parte interna dos cristais, sendo característico do processo de laminação. Podem também ocorrer variações no polimento da borda por parte do processo de fabricação;
  • Perfis anodizados: podem apresentar micro poros e marcas oriundas do processo de extrusão do alumínio.
  • Espumas: Deformações de até 10% do tamanho original em espumas usadas nos assentos são consideradas normais e aparecem com o uso, portanto essa variação não acarreta garantia;

A garantia compreende a substituição gratuita de peças e mão de obra para defeitos constatados como sendo de fabricação. Apenas a Rede de Lojistas da Marelli e Fábrica Marelli (ou quem está indicar), são responsáveis pelo diagnóstico de falhas e execução de reparos durante a vigência da garantia. Durante o período de vigência da garantia, se os defeitos constatados forem de fabricação, o fabricante se obriga a trocar as peças e/ou assistir gratuitamente o seu produto.

As garantias legal e/ou contratual ficam automaticamente invalidadas se:

  • Na instalação do produto, não forem observadas as especificações e recomendações do Manual do Produto quanto às condições para instalação do produto, tais como, nivelamento do produto, adequação do local para instalação, tensão elétrica compatível com o produto, etc;
  • Na utilização do produto não forem observadas as instruções de uso e recomendações do Manual do Produto;
  • Ocorrerem mau uso, má conservação, descuido, modificações estéticas e/ou funcionais, ou ainda, falhas decorrentes do conserto por pessoas ou entidades não credenciadas pela Rede Marelli;
  • Houver sinais de violação do produto, remoção e/ou adulteração do número de série ou da etiqueta de identificação do produto.

As garantias legal e/ou contratual não cobrem:

  • Despesas com mão-de-obra, materiais, peças e adaptações necessárias à preparação do local para instalação do produto, ou seja: rede elétrica, alvenaria, aterramento, carpetes, etc;
  • Serviços e/ou despesas de manutenção, tais como limpeza ou atendimentos preventivos solicitados;
  • Danos provocados pela utilização inadequada ou qualquer ocorrência imprevisível decorrente de má utilização por parte do usuário;
  • Se houver alterações nos produtos não autorizados pela Marelli;
  • Variações de tonalidade entre revestimentos de produtos adquiridos em diferentes datas;
  • Materiais fornecidos ou especificados pelo cliente, tais como tecidos, cores especiais ou outros materiais não disponíveis no catálogo da linha de produtos Marelli;
  • Danos causados por acidentes naturais, tais como: inundações e incêndios. Falhas no funcionamento normal do produto e/ou variações estéticas decorrentes da falta de limpeza e excesso de resíduos, bem como decorrentes da ação de animais (insetos, roedores ou outros animais);
  • Danos causados pela exposição à intempérie, uso do produto em áreas externas ou com umidade/temperatura excessivas, bem como uso sobre pisos irregulares;
  • Problemas de oxidação/ferrugem com causa comprovada nos seguintes fatores: - Instalação em ambiente de alta salinidade; - Instalação em sol e chuva (ações de agentes da natureza); - Exposição e/ou contato do produto a substancias ácidas ou alcalinas; - Utilização de produtos químicos inadequados para limpeza, incluindo uso de materiais ou ferramentas sujas/ásperas;
  • Defeitos ocorridos durante o transporte realizado pelo cliente ou transportadora sob responsabilidade do cliente;
  • Características da matéria-prima ou processo de produto listados neste termo;

Blog Marelli

07 DE AGOSTO, 2020
Gestão fiscal para arquitetos: por que é importante e 4 dicas de como fazer.
06 DE JULHO, 2020
Como entregar um projeto para o cliente: organização e qualidade.